Preservando nutrientes

30/07/2014

Uma alimentação saudável logo nos remete a um prato colorido, repleto de frutas, verduras e legumes variados. Mas, ao longo do processo que sofrem os vegetais até chegarem à nossa mesa, esses nutrientes podem ter seus valores reduzidos. A redução começa a acontecer no ato da colheita. Até chegar ao nosso prato, os vegetais podem sofrer processos que reduzem em até 50% seu valor nutricional.

Para garantir a integridade dos nutrientes presentes nos alimentos é importante tomar alguns cuidados para que a forma de preparo amenize essa perda. A primeira dica é na escolha dos alimentos: ao comprá-los, escolha bem os vegetais e leve aqueles que encontram-se íntegros e com boa aparência. Negue os que estiverem “machucados”, amassados ou com picadas de insetos. Para prepará-los, evite retirar a casca dos vegetais antes de cozinhá-los. Aqueles que podem ser consumidos com casca, não devem ser descascados em nenhum momento. Os que não podem, deixe para descascá-los após a cocção. Sempre varie as preparações entre cruas e cozidas, pois as duas formas de um mesmo alimento podem apresentar diferentes tipos de nutrientes. Tente processá-los o mínimo possível. Quanto maiores os pedaços que cortar, menos contato eles terão com o meio de cocção para a perda de nutrientes. A forma que gera menor perda é o cozimento a vapor, e o ideal é que seja feito com a panela fechada, pois assim evita ainda mais a evaporação. Quando o cozimento em água for inevitável, coloque o mínimo de água possível e tente aproveitar essa água em outras preparações como arroz, feijão ou sopas. Evite picar as folhas e prefira cortá-las com a mão, rasgando-as. Procure fazer compras menores e preparar os alimentos nas quantidades certas, evitando o desperdício e garantindo sempre produtos novos e fresquinhos.

Lembre-se que essas são as formas ideais de utilizá-los, mas, se você tem uma rotina que impossibilite essas preparações contínuas e não tem quem as faça, ainda é melhor consumir vegetais pré preparados ou até congelados, que perderão alguns nutrientes, do que não consumi-los ou substituí-los por alimentos prontos e industrializados.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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