EnglishPortugueseSpanish

Embaré adota diversas medidas para redução do consumo e reaproveitamento de água na indústria

A economia no consumo de água na empresa é de cerca 1,3 milhões de m³ ao ano, que seria suficiente para abastecer 20 mil residências populares nesse período; Em 2021 a empresa superou esses números e economizou mais 5,3 mil m³, que seria suficiente para abastecer mais 82 residências populares

Notícias

A Embaré adota diversas iniciativas que beneficiam o meio ambiente e trabalha constantemente para ampliação de práticas sustentáveis. A empresa vem desenvolvendo ao longo dos anos diversos projetos socioambientais, buscando novas soluções que visem minimizar os impactos da indústria de fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade.

Visando diminuir o consumo de água, a Embaré desenvolve várias ações para o uso consciente do recurso. Uma delas é o sistema para recuperação da água evaporada no processo de concentração e secagem de leite, no qual as linhas são equipadas com condutivímetros e válvulas automáticas que direcionam a água para processos que necessitam de água de baixa dureza. Também são utilizados medidores de nível nas baias de recepção de leite, proporcionando a reutilização da água condensada para geração de vapor na caldeira. Outro sistema utilizado é voltado para o monitoramento em tempo real do consumo de água na indústria, proporcionando ações imediatas em caso de desvios.

Segundo o gerente de garantia da qualidade da Embaré, Luiz Augusto Rezende Lima, com essas ações, o índice médio de consumo da empresa é de 1,33 litros de água por litro de leite industrializado, enquanto a média nacional para laticínios é de 3,5 litros de água por litro de leite industrializado. “A economia no consumo de água é de cerca 1,3 milhões de m³ ao ano, que seria suficiente para abastecer 20 mil residências populares nesse período. Em 2021 a Embaré superou esses números e economizou mais 5,3 mil m³, que seria suficiente para abastecer mais 82 residências populares”, comenta.

Outro ponto que vale destacar é a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), cujo objetivo é melhorar a qualidade da água lançada no corpo receptor e produzir biofertilizante a partir dos resíduos sólidos. Os efluentes são submetidos a um tratamento físico e biológico em lagoas anaeróbias e lagoas de estabilização. Já tratada e analisada em laboratório exclusivo, a água é lançada na Lagoa Verde, antes da sua integração ao Rio São Francisco.

Evidenciando ainda mais a preocupação da empresa com o meio ambiente, por meio da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), a Embaré estabelece mensalmente medidas a serem adotadas dentro do processo de produção da empresa para redução de consumo de energia, água e vapor.

Blog

Fique por dentro das nossas atividades. Acesse e acompanhe as novidades da Embaré no Brasil e no mundo.

Embaré alcança a 4ª posição do ranking ABRALEITE 2020

Pesquisa avaliou o volume de captação formal de 12 importantes empresas do segmento....

Leite em Pó Camponesa ganha novo mix de vitaminas

Com foco na expansão de vendas, empresa aposta em saudabilidade....

Embaré segue evoluindo políticas de sustentabilidade na indústria

Com histórico de diversas iniciativas que beneficiam o meio ambiente, a sexta maior empresa de laticínios do Brasil melhora resultados e planeja um 2021 ainda mais eco-friendly....

VER TODOS OS POSTS

    Cadastre-se para receber as últimas novidades



    Aceito receber via WhatsApp, ligação, e-mail e outras formas de contato da Embaré, com ações de marketing, ofertas de produtos e serviços. Estou de acordo com as formas de tratamento de dados realizados pela Embaré conforme sua Política de Privacidade


    Obrigado! O formulário foi enviado!
    Não foi possível enviar o formulário. Por favor, tente novamente.
    Obrigado! O formulário foi enviado!
    Opa! Algo errado aconteceu ao submeter o formulário.

    SAC: 0800 707 5533
    E-mail: [email protected]

    Política de Privacidade

    SAC: 0800 707 5533
    E-mail: [email protected]
    Assessoria de Imprensa:
    (31) 3279-2133
    [email protected]

    © Copyright 2021 · Embaré
    Todos os direitos reservados

    21.992.946/0001-51 - Embaré Indústrias Alimentícias S.A.