O ovo: suas verdades e mitos!

26/10/2016

Durante muito tempo ele andou sendo o vilão, acusado de ser uma bomba de colesterol. Porém, estudos demonstram que apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da alimentação, a maior parte é produzida pelo nosso próprio organismo. Sendo o ovo, por possuir uma substância chamada fosfolipídio, capaz de interferir na absorção do colesterol, impedindo sua captação pelo intestino, que é responsável por levar o colesterol até o sangue.

O ovo também é um grande aliado para quem deseja o ganho de massa magra, por ser uma fonte de proteína e aminoácidos que são responsáveis pelo crescimento e o reparo dos músculos. Por muito tempo, praticantes de atividade física consumiam apenas as claras, mas hoje já se sabe da riqueza de nutrientes encontrados na gema, como a colina, uma substância importantíssima para melhorar a memória, capacidade cognitiva e formação de neurônios.

Para finalizar, o ovo também exerce um excelente papel para quem quer emagrecer, pois é um alimento que proporciona muita saciedade, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma dica é incluir no café da manhã os ovos mexidos.

Izabela Píramo Rossi
CRN9 – 15485