Milho: ingrediente inseparável do mês de Junho!

15/07/2014

Canjica, broa de fubá, pipoca, mingau, pamonha e o próprio milho em espiga: não há época melhor de se consumir essas deliciosas iguarias juninas feitas a partir desse tão famoso grão! Além de gostoso, o milho é um alimento que pode trazer vários benefícios ao nosso organismo.

O milho é fonte de vitaminas e minerais como vitamina A, B1, C, e magnésio, micronutrientes que aceleram o metabolismo e são muito importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso. As principais substâncias presentes no milho, que merecem destaque, são os caratenóides, a luteína e a zeaxantina, substâncias que protegem os olhos dos raios ultravioletas podendo prevenir problemas de visão. É também um alimento muito rico em fibras, que reduzem o a absorção de colesterol e açúcar no organismo e ainda cooperam para o bom funcionamento intestinal e trazem saciedade.

É importante ressaltar o que muita gente não sabe: o milho é uma fonte de carboidrato, então, aos seguidores de dietas, cuidado com as quantidades e horários que consumi-lo. Uma boa dica é que se utilize o milho no lugar de outras fontes de carboidrato como arroz, batata ou macarrão! Vale lembrar que o milho e sua farinha são ótimas substituições para aqueles que fazem, por algum motivo, restrição de glúten, pois ele não o contém.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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