Intolerância à Lactose

07/10/2013

Em qualquer prateleira de alimentos para dietas especiais podemos encontrar rótulos destacando que certos produtos possuem baixo ou nenhum teor de Lactose. Mas que nutriente é esse? A sua ausência ou redução é uma vantagem?

A lactose é o açúcar encontrado naturalmente no leite, e consequentemente, nos seus derivados. É muito comum encontrarmos pessoas com dificuldade de digeri-­‐la, devido à ausência ou insuficiência na produção da enzima responsável por sua degradação, a lactase, gerando sintomas como dores abdominais, inchaços, gases e diarreia.

Mas ao contrário do que conceituam muitas dietas atuais, não podemos generalizar a lactose como um nutriente prejudicial para todas as pessoas, apenas para aquelas que apresentam essa deficiência enzimática. Para elas, também não é necessário a exclusão do leite e seus derivados da alimentação, pois hoje já existem produtos em que os teores de lactose são reduzidos significativamente, acrescentando a enzima que quebra este açúcar em partes menores, glicose e galactose, tornando-­‐os de fácil digestão. É o caso do leite Camponesa Baixa Lactose, que tem a redução de 95% da lactose em sua composição, facilitando a digestão do alimento para todos os consumidores e garantindo os benefícios do leite aos que apresentam a intolerância, sem que tenham os incômodos gerados pelo nutriente em questão.

Dica elaborada pela nutricionista:

Luiza Miranda Campos CRN: 9923

Tags: ,