Congelar alimentos pode garantir uma alimentação mais prática e saudável

15/05/2015

Congelar alguns alimentos pode ser uma solução prática e eficaz para garantir o consumo de frutas e vegetais e evitar que eles estraguem com facilidade. Mas para que esta prática seja feita corretamente é preciso tomar alguns cuidados para garantir a manutenção dos nutrientes e evitar o crescimento de fungos e bactérias nestes alimentos.

A primeira dica é observar a temperatura do equipamento em que se vai congelar. Ela deve ser inferior a -18°C, portanto um freezer. O congelador não costuma atingir essa temperatura, não sendo suficiente para congelamento. É importante congelar os alimentos já porcionados, nas quantidades certas em que serão usados por vez, para evitar desperdício, já que o recongelamentoé contra-indicado. Os alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios, que possam ir no freezer: vasilhas pequenas ou saquinhos apropriados, e todo o ar deve ser retirado dele.As carnes devem ser congeladas limpas, sem gorduras excedentes e com pouco ou nenhum tempero, pois se temperá-las o congelamento pode apurar sabor tornando-a excessivamente salgada. As frutas devem ser congeladas sem sementes ou caroços e aquelas que se consome sem casca já descascadas. Elas podem propiciar deliciosos e cremosos sucos ou vitaminas: basta batê-las no liquidificador com água ou leite! Os vegetais também podem ser congelados, porém necessitam de uma técnica especial, o branqueamento, que consiste em limpar o vegetal corretamente e submetê-lo à cocção em água fervendo por aproximadamente 2 minutos. Depois levá-lo na água gelada pelo mesmo tempo para interromper o cozimento. Então secá-lo e levar ao freezer em embalagem apropriada.

Para descongelar os alimentos de maneira correta e segura, deve-se tirá-los do freezer e levá-los direto para as preparações, no caso das frutas, direto para cozimento, no caso de vegetais, ou deixá-los descongelar sob refrigeração, água corrente ou microondas em potência baixa, no caso de carnes, nunca em água parada ou temperatura ambiente.Alguns alimentos não devem ser congelados. É o caso de ovos com casca, maionese, chantilly, iogurte, folhas (alface e etc), pudins em geral, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, cremes engrossados com maisena e etc…

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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