Comer devagar é essencial para sua saúde!

15/10/2014

Com a correria do mundo de hoje é comum nos depararmos com pessoas que têm pouquíssimo tempo para se alimentar ou preferem ocupar o horário de almoço com outros afazeres, e acabam comendo sempre com pressa. Se soubessem a importância de se comer devagar, com tranqüilidade e mastigar bem os alimentos, talvez os horários das refeições seriam mais valorizados.

A digestão é iniciada na boca, e a mastigação completa é de suma importância para que os alimentos sejam totalmente triturados e comecem a ser digeridos pelas enzimas presentes na saliva. Quanto mais se mastiga, mais essas enzimas atuam sobre este alimento, e mais fácil será a digestão total dele no organismo, evitando desconfortos gastrointestinais. Além disso, quando se come rápido, há grandes chances de se engolir ar junto com a comida, o que pode favorecer esses desconfortos.

Enquanto se mastiga, a produção de hormônios que geram saciedade é estimulada, e a produção de hormônios da fome é inibida. Portanto, quanto mais se mastigar, mais rápida virá a sensação de saciedade, reduzindo o volume consumido. Vale lembrar ainda que, quando comemos devagar e mastigamos bem, sentimos muito mais o sabor dos alimentos, e essa intensidade de sabor reduz a necessidade de se comer mais simplesmente para satisfazer as papilas gustativas. Por isso é tão importante dar o devido valor aos horários das refeições, fazê-las com calma e em lugares tranqüilos. Sua saúde agradece.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: ,