Amendoim: em época de festa junina não pode faltar!

15/06/2014

É tempo de festa junina, e esta é a época em que mais consumimos amendoim e preparações que o levam! Mas, ultimamente, o número de adeptos desta leguminosa tem aumentado durante todo o ano. Isso se deve aos benefícios que o amendoim pode trazer à nossa saúde quando consumido regularmente e com moderação.

Rico em gorduras do bem, ele ajuda a proteger o coração, melhorando a proporção do colesterol sanguíneo, e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Por conter gorduras e fibras, e ainda pela sua consistência que exige um longo processo de mastigação, gera grande saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. Contém resveratrol, potente antioxidante que previne o envelhecimento precoce. É uma excelente fonte de potássio, magnésio e vitamina E, e uma das sementes mais ricas em proteína, sendo um ótimo alimento para reposição deste nutriente para vegetarianos, por exemplo. Essa proteína presente nele é riquíssima em arginina, aminoácido que se transforma em óxido nítrico, substância que favorece a contração muscular, fazendo com que este alimento seja cada vez mais querido pelos praticantes de musculação. É considerado um potente afrodisíaco, já que contem substâncias que aumentam a sensação de prazer.

Apesar de bastante nutritivo, o amendoim é muito calórico, então deve ser consumido com cautela. O cuidado deve ser redobrado nas preparações juninas, pois as delícias são, ainda, repletas de açúcar. Mas, sabendo dosar, nada mais gostoso que experimentar a canjica, o cajuzinho, a paçoquinha e o irrecusável pé de moleque. Porcione as delícias por todo o mês de junho e aproveite!

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: ,