Alimentos orgânicos

11/10/2016

Todos os alimentos devem ser isentos de substâncias artificiais como, agrotóxicos, adubos químicos, drogas veterinárias, hormônios e antibióticos. Também é proibida a utilização de xenobióticos, como corantes, aromatizantes, emulsificantes e a utilização de melhoramento genético (transgênicos).

É importante destacar que apesar de serem alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene deve ser o mesmo que os alimentos convencionais. Ou seja, os alimentos orgânicos crus devem ser bem lavados e em água corrente, pois também há o risco de contaminação por bactérias e coliformes fecais.

Consumindo alimentos orgânicos você pode diminuir os riscos de adquirir doenças transmitidas por substâncias químicas tóxicas, como problemas neurológicos, alterações hormonais, reações alérgicas, respiratórias e até mesmo o câncer. Além de ingerir alimentos de maior qualidade nutricional, sabor e aroma mais intensos, os solos são ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos mais nutritivos, sua produção respeita o meio ambiente já que evita a contaminação do solo, água e vegetação. É também uma forma de responsabilidade social, já que valoriza a mão de obra e os pequenos produtores.

Izabela Píramo Rossi
CRN9 – 15485