Alimentação no verão

30/12/2013

Alimentar-se bem e manter uma rotina balanceada é fundamental em qualquer época do ano, mas é no verão que surgem as maiores preocupações com a dieta e com a boa forma! Assim, alimentar-se bem na estação mais quente do ano requer alguns cuidados especiais.

É importante optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como frutas, vegetais e saladas. É essencial manter-se sempre hidratado, e nossa necessidade de água aumenta em dias quentes! Vários copos de água gelada serão muito bem vindos durante todo o dia, e podem ser intercalados com sucos naturais e vitaminas de leite com frutas ou polpas congeladas, que são super refrescantes. Deve-se tomar cuidado com o excesso de sal, pois o calor aumenta a tendência à retenção de líquido, o que pode ser potencializado pelo alto consumo de sódio na alimentação. Molhos cremosos e à base de maionese devem ser evitados, principalmente na rua, pois o calor aumenta os riscos de contaminação destes alimentos muito perecíveis.

Para os que querem aproveitar o sol para pegar um belo bronzeado, a alimentação pode fazer toda a diferença! Alimentos ricos em betacaroteno aumentam a produção de vitamina A, que auxilia na síntese de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Além disso, são ricos em antioxidantes, protegendo a pele contra as radiações solares e o envelhecimento. Um suco de cenoura com laranja e beterraba, além de delicioso, pode ser perfeito para lhe ajudar a ficar com a cor do verão!

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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