A importância de se tomar café da manhã

26/05/2014

É comum depararmo-nos com pessoas que não comem nada quando acordam, seja por correria ou mesmo por falta de apetite ao despertar-se, o que é uma atitude equivocada. Durante o sono, apesar de estarmos em repouso, temos um gasto de energia significativo. Ao acordar, esse gasto passa a ser maior, e, neste longo período de inanição que passamos dormindo, já gastou-se toda a energia fornecida pela última refeição do dia anterior. Então, é essencial fornecer nutrientes com uma refeição completa para suprir este gasto. Quando isso não acontece, nosso corpo reage de forma negativa, podendo entrar em estado de catabolismo, utilizando massa magra como fonte de energia. Além disso, a repetição desta atitude de não se alimentar pela manhã faz com que o organismo guarde energia para esses períodos de falta de alimento, reduzindo o metabolismo, o que pode favorecer o ganho de peso, além de fazer com que você chegue nas próximas refeições com a fome aumentada, potencializando ainda mais esse processo de engorda.

Para que isso não aconteça é importante uma refeição balanceada assim que acordar, com carboidratos, proteínas e gorduras de qualidade. Para os que não têm fome ou tempo disponível pela manhã, uma boa dica é fazer uma refeição líquida. Uma vitamina de leite com frutas, aveia e linhaça é uma opção leve, rápida, gostosa e completa.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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