Está na hora de plantar

Preparar o solo corretamente é fundamental para uma boa colheita.

joao-hebertSaber das variações do clima como períodos de seca e chuva sempre foi importante para todo produtor rural, afinal é da terra que ele tira o sustento para sua família e criações. Não é diferente com o produtor de leite. Quem pensa que ele não precisa estar atento ao clima, se engana. Ter uma cultura para alimentar o gado é primordial para manter o rebanho saudável, e reflete na qualidade do leite retirado.
“Com a proximidade do período chuvoso, o produtor deve atentar para a preparação da terra, a fim de conseguir uma colheita satisfatória para uma boa silagem. Alguns procedimentos são decisivos para se plantar corretamente”, explica o professor João Hebert, especialista em manejo do solo, milho e sorgo da Embrapa. João reforça a necessidade de antecipação na leitura do solo. “Verificar amostras da terra para avaliar sua composição química, ter informações sobre as possibilidades de chuva em sua região, arar bem a terra para a semente ficar bem acondicionada e, aí sim buscar os produtos químicos necessários. Essa avaliação dará ao produtor uma ideia do tipo de adubo que ele terá de utilizar”, explica.
Segundo o professor, “é essencial que esse trabalho de avaliação seja feito por um profissional que saiba identificar as características do solo para indicar o melhor caminho ao produtor”. Para Zizico, especialista Qualidade de Leite da Embaré, um bom planejamento pode evitar prejuízos. “Estamos em um período de imprevisibilidade do tempo. Às vezes o produtor planta antes e a chuva não vem, planta depois e chove demais, e isso pode prejudicar a plantação. Estar preparado e antenado ao cenário do clima vai fazer a diferença na hora de produzir uma boa silagem para alimentação do gado”, conclui.

Alimentar bem o gado é fundamental para manter o rebanho saudável e reflete na qualidade do leite

Alimentar bem o gado é fundamental para manter o rebanho saudável e reflete na qualidade do leite