EnglishPortugueseSpanish

Sobre a Embaré

Desde 1935, a Embaré oferece produtos de qualidade, feitos com o leite puro do campo, colocando nutrição na mesa de milhares de famílias.

Pautados pela inovação e busca incessante pela melhoria contínua, construímos uma cultura forte que valoriza as nossas raízes e nossas pessoas, respeita o meio ambiente e bem-estar animal, e fortalece a nossa paixão: cultivar o melhor das pessoas por meio da alimentação.

Essa base sólida, aliada a uma gestão sustentável, nos tem permitido superar os desafios diários e ampliar nossa atuação, fomentando o crescimento do negócio e gerando valor para todo o ecossistema do qual fazermos parte.

Isso só é possível porque respeitamos princípios fundamentais:

Excelência

Está em tudo o que fazemos, em nossos comportamentos, em nossos processos e em nossos produtos. Trabalhamos com foco na melhoria contínua e na satisfação dos nossos clientes.

Responsabilidade

Realizamos uma gestão sustentável baseada em 3 pilares: financeiro, social e ambiental. Nossos produtos seguem rigorosos padrões de qualidade e segurança, o que nos permite oferecer o melhor do leite para os nossos consumidores.

Ética

A transparência está presente em todas as nossas relações. Sempre cumprimos as legislações e compromissos que firmamos.

Integração

Valorizamos nossas raízes e cada elo da nossa cadeia. O trabalho colaborativo nos ajuda a manter o universo lácteo em constante movimento.

Nossa história

Estamos em constante evolução para continuar prosperando e construindo uma base ainda mais sólida, alicerçados por investimentos em um time de alta performance, uma cultura de excelência operacional e uma atuação integrada a toda a cadeia produtiva. Acreditamos que nosso trabalho pode promover um futuro melhor para todos do campo à mesa e seguimos firmes nesta missão.

Clique nos anos para ler a história

1935

Fundada em 15 de maio de 1935, na Granja Embaré, em Taubaté (SP), a empresa “Inglez de Souza Filho & Cia Ltda” fabricava e comercializava doces de leite e frutas, geleias, sopas, extrato de tomate, além de produtos originários de frutas e legumes de safra.

1943

A “Inglez de Souza Filho Ltda” altera a razão social para “Produtos Alimentícios Embaré S.A.”. Início da produção dos famosos caramelos.

1948

Em Lagoa da Prata (MG), um grupo de pecuaristas cria a empresa “Laticínios Lagoa da Prata Ltda”, para a produção de manteiga e leite em pó sob a marca “Camponesa”. Empresa possuía capacidade de processamento de 10 mil litros de leite/dia.

1950

“Laticínios Lagoa da Prata Ltda” expande as vendas da manteiga Camponesa para os estados do Norte e Nordeste do país e passa a produzir leite em pó desnatado industrial.

1961

Os atuais controladores da empresa compram a "Laticínios Lagoa da Prata" e se tornam pioneiros ao desenvolver a embalagem de saquinho plástico para o leite em pó.

1969

As empresas “Laticínios Lagoa da Prata Ltda” e “Produtos Alimentícios Embaré S.A.” se fundem, formando a atual Embaré Indústrias Alimentícias S.A.

1972

É realizada a transferência da unidade industrial de Taubaté (SP) para Lagoa da Prata (MG), com a unificação das operações industriais.

1975

Embaré passa a exportar seus caramelos para o mercado externo.

1980

De 1980 a 1985 foi feita a breve, mas importante, parceria com a Kraft Inc., a maior empresa alimentícia americana da época.

1990

Com muito trabalho, persistência e dedicação de dirigentes e colaboradores, a Embaré supera as dificuldades financeiras e econômicas ocorridas no Brasil no início da década de 1990.

1994

A empresa inicia um programa de expansão, investindo cerca de 6 milhões na modernização dos equipamentos do segmento de doces.

1997

Inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais – ETEI, em Lagoa da Prata.

2000

Lançamento de novos produtos como leite condensado, creme de leite, bebida láctea sob a marca Embarézinho, e os doces de leite pastoso e em barra. Empresa atinge a capacidade de processamento de 1,7 milhão de litros de leite por dia.

2010

A Embaré é a primeira indústria do Brasil a receber a certificação FSSC 22000, que garante a segurança alimentar de toda sua linha de produtos. A certificação tem reconhecimento mundial e é concedida às empresas que atendem a todos os requisitos necessários para a produção de alimentos.

2011

Expansão da linha de produtos com o lançamento dos leites UHT nas versões integral, semidesnatado, desnatado, e posteriormente o leite UHT Baixa Lactose.

2018

Aquisição de uma nova unidade industrial em Santo Antônio do Monte (MG), dedicada à produção da linha de queijos Camponesa.

2019

Lançamento da linha de queijos Camponesa, com os itens Minas Padrão, Minas Meia Cura, Mussarela, Queijos Processados e o inovador Queijo Fresco − o 1º queijo de caixinha do Brasil.

2020

Arrendamento total da fábrica da Quatrelati em Patrocínio (MG). Empresa passa a processar 2,8 milhões de litros de leite/dia.

2022

Embaré concretiza combinação de negócios com a Betânia Lácteos, líder de UHT no Nordeste. Com a associação o novo grupo passa a contar com 9 fábricas, 13 centros de distribuição, com capacidade para processar 4,8 milhões de litros de leites por dia, tornando-se a 5ª maior indústria de laticínios do Brasil.

Certificações

O sistema de gestão integrada e o alto padrão de qualidade, são bases do nosso modelo de negócios e asseguram a consistência da nossa performance no mercado brasileiro e em mais de 45 países do mundo.

clique aqui e saiba mais

Certificação ISO 14001

A Norma ABNT ISO 14001, que segue regras internacionais, tem como objetivo principal garantir o cumprimento de requisitos de gestão ambiental e boas práticas de produção, para que a empresa atenda as suas necessidades socioeconômicas em conformidade com lei e em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

clique aqui e saiba mais

Certificação FSSC 22000‍

A norma FSSC 22000 (Certificação de Sistema de Segurança Alimentar) estabelece os requisitos para a produção e colocação no mercado de produtos e alimentos que são seguros para os consumidores. A norma FSSC 22000 integra ISO 22000:2018 e ISO/TS 22002-1, é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Responsabilidade ambiental

Reconhecemos nossa responsabilidade com a sociedade, com o planeta e com as gerações futuras, por isso nossa política de gestão ambiental é pautada na constante busca de novas soluções, que visem minimizar os impactos da indústria de fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade.

Plano Individual de Logística Reversa

O projeto de logística reversa da Embaré, desenvolvido em parceria com a Cleantech Polen, tem como objetivo diminuir os impactos ambientais gerados pelas embalagens e mitigar a emissão de Carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Após o consumo, as embalagens que foram colocadas no mercado pela Embaré são recolhidas e destinadas para novas cadeias produtivas, fomentando a Economia Circular a partir do investimento e desenvolvimento de diversos operadores de reciclagem espalhados pelo Brasil. Acesse nosso relatório de sustentabilidade e confira mais detalhes dessa iniciativa. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Reciclagem de resíduos industriais

O programa de reciclagem de resíduos industriais tem como objetivo oferecer adequada destinação aos resíduos, reduzindo ao máximo o impacto ambiental. Tecnicamente, ele consiste em reaproveitar, reciclar ou aterrar os resíduos gerados pela empresa. Essa conduta demonstra o comprometimento com a responsabilidade ambiental e sistema de gestão NBR ISO 14001.

Coleta seletiva

A Embaré investiu na estrutura física da Central de Resíduos, beneficiando a coleta seletiva, armazenamento e destinação dos resíduos. Mais de 90% de resíduos sólidos gerados são reciclados, sendo que mais de 400 toneladas de material reciclável são doadas à Ascalp – Associação de Catadores de Lagoa da Prata. O restante do resíduo não reciclável é enviado para empresas especializadas no tratamento desses materiais. Dessa forma, a empresa garante a destinação correta de todos os resíduos que produz.

Estação de Tratamento de Efluentes Industriais

A ETEI foi construída em 1997 e teve a sua capacidade ampliada em 2008. Em 2016 a estação passou por melhorias significativas na tecnologia dos processos de tratamento, com o objetivo de aperfeiçoar a eficiência do sistema, melhorar a qualidade da água lançada no corpo receptor e produzir biofertilizante a partir dos resíduos sólidos. Os efluentes são submetidos a um tratamento físico e biológico em lagoas anaeróbias e lagoas de estabilização. Já tratada e analisada em laboratório exclusivo, a água é lançada no corpo receptor.

Geração de energia elétrica por meio de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL

No projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) desenvolvido pela Embaré, parte do biogás − composto principalmente de metano, gerado na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) − é conduzido a um gerador e, a partir de sua combustão, é transformado em energia elétrica, utilizada para a manutenção da ETEI; a outra parte retorna para a fábrica e é utilizada como combustível para a geração de vapor na caldeira. A queima do biogás proporciona a eliminação de 600 toneladas mensais de biomassa, contribuindo para a redução do efeito estufa e engajando na política de utilização de fontes renováveis de energia.

Caldeira de Biomassa

A Embaré possui, desde 2014, uma caldeira de biomassa em sua fábrica. Ela ocupa uma área de 1.615m² e tem capacidade de produção de vapor superior à soma da capacidade das três caldeiras anteriores. Os gases provenientes da queima de biomassa são isentos de substâncias compostas de metais pesados; além disso, a caldeira dispõe de recursos de segurança ainda mais avançados, controlados eletronicamente, com abafadores de ruídos e isolamento térmico e acústico, impedindo que calor e ruído interfiram no ambiente interno e externo da fábrica.

Emissão Atmosférica

A Embaré realiza o monitoramento periódico das emissões gasosas das chaminés das caldeiras, garantindo os níveis de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio muito abaixo dos limites requeridos pela legislação brasileira.

Recuperação de água

A Embaré desenvolveu um sistema para recuperação da água evaporada no processo de concentração e secagem de leite. O sistema é equipado com condutivímetros e válvulas automáticas que direcionam a água para processos que necessitam de água de baixa dureza. Esse sistema proporciona a diminuição da captação de água em poços artesianos e reduz a utilização de produtos químicos para tratamento da água, reduzindo também o impacto ao meio ambiente. Outro compromisso da Embaré é com o uso racional dos recursos hídricos. Na produção de leite, a empresa consome apenas 1,4 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, como instalação de medidor de nível na baia de recepção de leite e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.

Recuperação de água condensada do vapor

A Embaré possui um projeto para recuperação de 80% da água condensada dos pontos de consumo de vapor. A água recuperada é utilizada nas caldeiras na temperatura de 80°C, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo o consumo de água potável.

Alternativa para uma economia mais limpa

A Embaré faz uma seleção rigorosa dos fornecedores das embalagens. Todos que fornecem a embalagem de papel possuem a certificação FSC e passam por auditorias anuais, realizadas pela área do Sistema de Gestão Integrada. Além disso, os produtos cartonados da marca Camponesa também possuem tanto a tampinha quanto o plástico que compõe as camadas protetoras da embalagem provenientes da cana-de-açúcar. O chamado “plástico verde”, polietileno produzido a partir do etanol, é uma fonte de matéria-prima renovável. Mesmo não sendo biodegradável, o material é mais vantajoso para o meio ambiente do que o plástico convencional derivado do petróleo. Isso porque ele reduz a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, causadores do aquecimento global.

Responsabilidade social

Buscamos contribuir com a qualidade de vida e bem-estar social e gerar um impacto positivo nas comunidades das regiões de onde atuamos. Trabalhamos de forma sustentável através de uma conduta ética, transparente e responsável, multiplicando nosso valores através da tríade: colaboradores, familiares e sociedade.

Doações de Alimentos

Auxiliamos através do Projeto Cultivando o Bem mais de 100 instituições filantrópicas, que possuem iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais, em diversos municípios. Com esse movimento, ajudamos essas organizações a levar esperança aos que necessitam.

Coral da Fundação Embaré

Com suas atividades iniciadas em 2001, o Coral da Fundação Embaré inclui entre os participantes colaboradores da empresa, seus familiares e membros da comunidade.

Centro Cultural Hilde Schmidt

Criado para atender às demandas culturais da empresa, palestras, shows, concertos e exibição de filmes, o centro Cultural Hilde Schmidt também cedido à comunidade, é um espaço para a realização dos eventos de segmentos populares e governamentais do município.

Associação Recreativa dos Colaboradores da Embaré – ARCE

Entre os projetos que beneficiam os colaboradores da Embaré, o de maior destaque, é a Associação Recreativa dos Colaboradores da Embaré – ARCE, fundada em 1982. A concretização deste projeto sócio esportivo proporciona aos colaboradores da Embaré e seus familiares um local de confraternização e práticas esportivas.

Produtores

Nossa qualidade começa no campo, com o trabalho competente e incansável dos produtores rurais. São eles os parceiros fiéis que garantem a pureza do leite, posteriormente industrializado e transformado em diversos produtos. E essa relação saudável e produtiva colabora muito para garantir o padrão de qualidade que tanto orgulho traz para a Embaré.

Projeto Embaré Assist

O Projeto Embaré Assist é um programa de consultoria técnica e gerencial, que busca a máxima eficiência econômica para o produtor de leite.

Ele atua no melhoramento dos indicadores zootécnicos, na qualidade do leite e nos processos econômicos da fazenda, auxiliando o produtor a gerenciar seu negócio de forma mais eficiente e lucrativa.

O projeto está disponível para todos os produtores rurais parceiros da Embaré, e é flexível para atender às mais diversificadas realidades. Nos próximos anos, a perspectiva de investimento da Embaré em assistência técnica é de cerca de R$7 milhões.

Acreditamos que com a qualificação e investimento contínuo em nossos parceiros conseguimos, juntos, alcançar melhores resultados.

Melhoramento Contínuo da Qualidade do Leite

Para auxiliar o produtor no melhoramento contínuo do seu produto, a Embaré disponibiliza visitas técnicas de capacitação e orientação, com consultores altamente capacitados que auxiliam na implementação de processos e manejos para garantir bem-estar, saúde animal e qualidade do leite.

Projeto Educampo

O Educampo é um projeto inovador que tem beneficiado milhares de produtores, por meio de ações planejadas que tornam a pecuária leiteira cada vez mais eficiente e rentável. Desenvolvido em parceria com o SEBRAE/MG, ele tem o objetivo de levar capacitação técnica e gerencial para nossos parceiros. O projeto proporciona ao produtor uma visão empresarial de seu negócio, com foco nos resultados econômicos.

Fazenda Modelo

A Embaré, em parceria com a QCONZ – América Latina (multinacional neozelandesa, líder mundial em projetos e consultoria para o setor de lácteos), desenvolveu um Programa de Boas Práticas Agropecuárias, que envolve: bem-estar animal, gestão, infraestrutura e qualidade do leite.

O programa possui ferramentas simples e métodos que são facilmente aplicados nas fazendas.

Os produtores parceiros que participam do projeto recebem acompanhamento mediante visita e diagnóstico, e são orientados a utilizar o sistema de boas práticas de agropecuária na fazenda e melhorar o nível de qualidade em todas as etapas da produção.

O sistema de gestão, implementado de forma eficaz, tem como objetivo tornar os processos empregados mais sustentáveis e eficientes, colocando a fazendo no caminho de padronização e qualidade.

Programa Compra de Insumos

A Embaré apoia seus produtores rurais, buscando no mercado as melhores oportunidades para compra de alimentos para a produção. Tudo para oferecer melhores condições de compra e maximização dos lucros, repassando aos fornecedores os insumos a preço de custo, além de disponibilizar e viabilizar a adoção de técnicas e estratégias de estocagem dos itens adquiridos.

São disponibilizados diversos insumos, que vão dos fertilizantes para produção de volumoso e grãos aos concentrados utilizados na formulação de dietas.

Uma oportunidade para que o pequeno produtor tenha o mesmo poder de compra de um grande produtor.

Projeto Mais Genética

A Embaré, em parceria com seus produtores rurais, idealizou o Projeto Mais Genética. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar o melhoramento genético dos rebanhos dos seus parceiros, por meio da técnica de Transferência de Embriões de FIV (Fertilização in Vitro) em Tempo Fixo.

Essa tecnologia permite identificar e usar animais mais qualificados para a reprodução, garantindo o nascimento de bezerras com alto valor genético e o melhoramento genético do rebanho com assertividade.

Por meio desses instrumentos de melhoramento genético, os produtores podem melhorar a produtividade do seu rebanho, agregando valor à sua produção e com bom retorno econômico na atividade leiteira.

Leilões‍

A Embaré realiza leilões de animais. A iniciativa tem como objetivo fazer o elo entre o produtor que tem excedente de animais e o produtor que tem demanda.

Na oportunidade, o produtor pode adquirir os animais em até 10 vezes sem juros, e todos os animais adquiridos produzem leite antes da primeira parcela. Sendo assim, é possível que a própria produção ajude a pagar a compra realizada.

Esta prática é vantajosa para o produtor tanto em relação aos preços mais competitivos quanto à otimização de tempo na procura por novos animais.

App Embaré Fomento

É um sistema inteligente de gestão da produção leiteira, disponibilizado gratuitamente pela Embaré para seus produtores parceiros.

Sua tecnologia permite que o usuário acesse as informações sobre o volume de leite coletado, resultados de qualidade do leite atual e histórico, além de acesso aos demonstrativos de pagamento, de forma ágil e prática, direto do seu celular.

Tudo para oferecer mais agilidade e transparência na relação do produtor com a Embaré e tornar o dia a dia na fazenda ainda mais simples, ajudando o produtor a ter maior controle e previsibilidade sobre a sua produção.

O APP Embaré Fomento é gratuito e está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

SAC: 0800 707 5533
E-mail: [email protected]

Política de Privacidade

SAC: 0800 707 5533
E-mail: [email protected]
Assessoria de Imprensa:
(31) 3279-2133
[email protected]

© Copyright 2021 · Embaré
Todos os direitos reservados

21.992.946/0001-51 - Embaré Indústrias Alimentícias S.A.