Tapioca, o alimento do momento

15/09/2014

Antes mais consumida no nordeste do Brasil, a tapioca, de uns tempos pra cá, tem ganhado cada vez mais adeptos por todo o país. Feita a partir da fécula de mandioca hidratada, a goma de tapioca é bem prática e fácil de fazer: basta espalhá-la em uma frigideira antiaderente e ela formará uma deliciosa panqueca.

Rica em carboidratos, ela não possui glúten, o que contribuiu para sua popularidade, já que muito tem se falado das dietas livres desta proteína. Outra vantagem é que com pouca quantidade, em média 2 col. de sopa, já é possível fazer uma panqueca de tamanho considerável, deixando-a pouco calórica se escolhida com os recheios adequados, podendo ser uma forte aliada das dietas de emagrecimento.

A tapioca é muito versátil, podendo ser preparada de inúmeras maneiras: doce, salgada, light ou bem calórica! Como é feita somente de mandioca, carboidrato de absorção rápida, é muito usada por praticantes de atividade física no período que antecede o treino, momento em que precisamos de energia para a atividade. Para outros horários esta rápida absorção não é interessante, e para impedir que isso ocorra pode-se acrescentar fibras na hora de fazer a massa: uma boa opção é misturá-la com semente de chia na hora do preparo, por exemplo. Pode-se optar também por recheios que retardam esta absorção, que é o caso das proteínas como frango, queijo e ovos. Para os que não se preocupam com o valor calórico, pode ser uma ótima sobremesa: frutas misturadas com pasta de amendoim ou creme de avelã ficam deliciosas.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: