Sol: essencial para obtenção de vitamina D

10/02/2014

Acreditar que se expor ao sol é de importância exclusiva para aqueles que querem ficar bronzeados, é um grande equívoco. A exposição ao sol é fundamental em todas as fases da vida. Através dela é que sintetizamos vitamina D, importante, principalmente, no metabolismo do cálcio, garantindo a saúde dos ossos.

A partir de 30 dias de vida, bebês devem se expor ao sol diariamente para ativarem a vitamina D recebida pelo leite materno de forma inativa. Esta exposição deve acontecer, inicialmente, durante 5 a 10 minutos, no início da manhã ou final da tarde, aumentando este tempo gradativamente.

A exposição ao sol deve manter-se regular até a fase adulta, lembrando que se deve sempre utilizar protetor solar, e evitar os raios solares entre 10 e 16 horas, pois estes são prejudiciais à saúde, podendo causar câncer de pele.

Para garantir doses extras desta vitamina tão importante, devemos ficar atentos ao consumo de alimentos que a contenham, como peixes, ovos, carnes e leite e derivados, principalmente os fortificados, como a linha de leites Camponesa.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: , ,