Rotulagem de Produtos

28/10/2013

Antes de comprar qualquer produto, é muito importante ler os rótulos dos alimentos para entender o que será consumido.

No Brasil, a regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que exige que os produtos comercializados em nosso país apresentem algumas informações como: nome do produto, quantidade em gramas ou mililitros contidas naquela embalagem, prazo de validade, origem, dentre outras. Alimentos de origem animal (produtos lácteos, carnes, pescados, ovos e mel) também devem seguir as exigências legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Todos os alimentos e bebidas devem apresentar informação nutricional identificando o valor calórico e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio. Essas quantidades devem ser informadas por porção, que é a quantidade média que uma pessoa sadia consome, por vez, daquele alimento, para compor uma alimentação saudável. Devem apresentar também, o percentual que aquela porção contribui para o valor diário recomendado de cada nutriente, que são as quantidades que um indivíduo deve consumir daquele nutriente diariamente, para garantir uma dieta equilibrada. Além disso, os alimentos devem apresentar a lista de ingredientes contidos nele em ordem decrescente, ou seja, o que aparece em maior quantidade naquela formulação deve ser o primeiro ingrediente da lista.

Com essas informações, podemos ponderar a qualidade nutricional dos produtos a serem consumidos, facilitando a escolha dos alimentos e evitando enganos na hora da compra.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: , ,