Por que devemos consumir fibras?

25/11/2013

Fibras alimentares são polissacarídeos de carboidrato encontrados nas paredes das células vegetais, que nosso organismo não é capaz de absorver. São encontradas em duas formas: solúveis e insolúveis.

As Fibras insolúveis atravessam o trato gastrointestinal sem serem metabolizadas , aumentando o bolo fecal e evitando a constipação. Essas fibras ainda podem reduzir os riscos de desenvolvimento de câncer de colón, pois têm a capacidade de reter substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal e eliminá-las do organismo, uma vez que não são absorvidas. As fibras insolúveis são encontradas, principalmente, em alimentos a base de trigo e em verduras.

As Fibras solúveis podem ser metabolizadas no intestino grosso. Elas absorvem água e formam um gel que no estômago proporciona uma sensação de saciedade, retardando o esvaziamento gástrico e reduzindo a absorção de glicose e colesterol. São encontradas principalmente em legumes, aveia, leguminosas e frutas.

A recomendação de fibras é de 20 a 30g por dia, e vale lembrar que uma dieta rica em fibras deve ser também rica em água, pois uma depende da outra para a formação do bolo fecal. Consumindo fibras e água nas quantidades adequadas, fica mais fácil controlar a glicemia, evitar alterações nos níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides, e nosso intestino funcionará melhor.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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