Os benefícios do abacate

17/02/2014

Alvo de preconceito pelos adeptos de dietas, por ser uma fruta calórica, muitos não sabem quão bem o abacate faz à nossa saúde. O acentuado valor energético é proveniente do seu alto teor de gorduras, porém são gorduras monoinsaturadas, responsáveis por causar benefícios no controle do colesterol sanguíneo, pois aumentam o HDL (o bom colesterol) e reduzem o LDL (o colesterol ruim), protegendo nossas artérias. O abacate é, ainda, uma fruta riquíssima em vitaminas E, A e C, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, e também em glutationa, um poderosíssimo antioxidante capaz de bloquear agentes cancerígenos e reduzir o cortisol, hormônio do stress que, quando está elevado no organismo, pode dificultar a perda de peso.

Ao contrário do que muita gente pensa, o abacate pode ajudar a perder peso, melhorando a composição corporal, já que apresenta a propriedade de estimular o aumento da produção de GH, hormônio do crescimento, que tem seu pico de secreção durante as quatro primeiras horas de sono e auxilia na formação de massa magra (músculos). O GH ainda utiliza a gordura estocada como fonte de energia. Diferente de outras frutas, o abacate tem um baixo teor de carboidratos, o que favorece ainda mais a ação do GH, pois assim não estimula muita produção de Insulina (hormônio produzido com o consumo dos carboidratos), o que poderia prejudicar sua ação.

Mas não podemos esquecer que é uma fruta calórica, então seu consumo deve ser em quantidades moderadas. Duas colheres de sopa de abacate batidas com leite é uma excelente dica de preparação para se consumir antes de dormir.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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