O papel do leite na recuperação de desportistas e atletas

16/09/2013

O uso de produtos proteicos especiais para atletas e praticantes de atividade física é uma tendência crescente no Brasil. O que muitos não sabem é que a maior parte desses produtos são provenientes do leite.

A proteína do soro do leite, conhecida como Whey Protein, é a melhor opção para se otimizar o processo de recuperação pós exercício, devido a sua rápida absorção. Outro produto muito utilizado é a caseína, proteína que constitui 80% da parte proteica do leite, e apresenta absorção mais lenta. É riquíssima em glutamina, um aminoácido que fortalece o sistema imune e estimula a síntese proteica, favorecendo o ganho de massa magra. Deve ser utilizada ao longo do dia, em períodos fora do treinamento e , principalmente, a noite, quando haverá maior produção dos hormônios responsáveis por esse desenvolvimento muscular e nosso corpo precisará de proteína disponível.

Para aqueles que ainda são resistentes a estes tipos de produto, o leite desnatado acrescido de achocolatado torna-se tão eficaz quanto essas bebidas na recuperação pós treino , unindo o carboidrato de absorção rápida do achocolatado para reposição de energia, proteínas de alto valor biológico do leite para recuperação muscular e é ainda uma ótima opção para a reidratação, já que o leite é constituído em sua maior parte de água.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: , ,