Castanha do Brasil

16/12/2013

Antes conhecida como Castanha do Pará e agora rebatizada como Castanha do Brasil, é uma oleaginosa famosa pelo seu alto teor de selênio, poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce das células, melhora a utilização de vitamina E, fortalece o sistema imunológico , regula o funcionamento da tireoide e previne o câncer.

É ainda uma fonte de gordura do bem, rica em ômega 3, que ajuda a regularizar os níveis de colesterol e triglicérides, prevenindo doenças do coração.

Para se obter todos esses benefícios dessa deliciosa castanha, basta ingerir uma porção diária de uma a duas unidades, e não mais que isso. Por ser uma oleaginosa, que é um alimento fonte de gordura, seu consumo em excesso pode aumentar a oleosidade dos cabelos e da pele, causando espinhas, ou mesmo atrapalhar a dieta, pois é um alimento calórico. Além disso, a dose diária ideal de selênio deve ser respeitada para potencializar sua ação. Quando se passa da conta em seu consumo, este mineral pode passar a ser tóxico e não realizar suas funções benéficas corretamente. Se consumida diariamente nesta determinada porção, a castanha do Brasil só trará benefícios.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: , ,