Cacau

20/01/2014

O cacau é uma amêndoa riquíssima em catequinas e epicatequinas – potentes antioxidantes – ; minerais como, cobre, ferro, magnésio, manganês e zinco; anandamina e feniletilamina – substâncias relacionadas ao bem estar e a felicidade –; Serotonina – o hormônio do humor –; e, ainda, gorduras monoinsaturadas – aquelas que trazem benefícios para nossa saúde.

É famoso por ser o diferenciado ingrediente do tão idolatrado chocolate, sua forma mais consumida, que é a mistura de cacau com açúcar, leite integral e diferentes tipos de gordura. Mas o cacau também pode ser consumido

em forma de pó ou grãos, em sucos, polpa, geleias e sorvetes. Sua forma mais saudável é o cacau puro, que pode ser adicionado em receitas em que substitua o chocolate, tornando-as mais amarguinhas, mas podem ser muito gostosas e muito nutritivas. O cacau adicionado ao leite é uma opção de bebida, e se consumida , principalmente quentinha, na hora de dormir é uma ótima opção para um sono tranquilo, já que ele é rico em substâncias que estimulam o bem- estar.

Na forma de chocolate, quanto mais cacau, melhor. O chocolate amargo com no mínimo 70% de cacau pode fazer parte de uma alimentação balanceada, em quantidades adequadas, trazendo os benefícios dessa substância sem prejudicar os objetivos da dieta.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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