Anemia: O que podemos fazer para prevenir e corrigir

15/08/2014

A anemia é o diagnóstico dado para a redução dos níveis de hemoglobina, as células vermelhas do nosso sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. É causada pela carência de algum nutriente, que pode ser zinco, vitamina B12, proteínas ou, em especial, o ferro, que é a principal e mais comum causa deste problema.

O ferro é o nutriente mais essencial para nossas células vermelhas, e suas principais fontes são as carnes vermelhas, principalmente fígado e miúdos, aves, peixes, leguminosas como feijão e lentilha, vegetais verde-escuros e alimentos enriquecidos. O ferro contido nas carnes tem uma absorção mais elevada e mais direta pelo organismo. Já o ferro presente nos vegetais apresenta uma maior dificuldade de absorção, que pode ser facilitada pelo consumo de alimentos fonte de vitamina C como laranja, limão, kiwi, acerola, pimentão, etc. Para que ocorra esta ajuda, alimentos fonte de ferro e de vitamina C devem ser consumidos em uma mesma refeição. Boas dicas são sucos verdes feitos de vegetais verde-escuros e frutas cítricas ou o consumo delas como sobremesa do almoço ou colocadas na salada.

Assim como alguns alimentos podem facilitar a absorção do ferro, outros podem dificultá-la. É o caso de alimentos ou suplementos ricos em cálcio, como leite e derivados, ou em taninos, como café, chá verde ou chá preto. Para não interferir na absorção do ferro, eles devem ser consumidos em refeições diferentes daquelas em que se tem maiores fontes deste nutriente. Evite o cafezinho depois do almoço ou molhos de queijo na salada ou na carne, por exemplo.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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