Alimentos enriquecidos

14/10/2013

Hoje em dia é muito comum encontrarmos alimentos enriquecidos nas prateleiras do supermercados. Mas o que isso quer dizer?

Alimentos enriquecidos ou fortificados são aqueles que foram acrescidos de algum nutriente com a finalidade de reforçar seu valor nutricional, podendo ser uma reposição dos nutrientes perdidos durante o processamento do alimento ou a suplementação com quantidades superiores a seu nível normal.

Na maioria das vezes, os nutrientes acrescidos nos alimentos são as vitaminas e minerais. Nesses casos, para que o termo enriquecido possa ser utilizado, a adição de vitaminas e/ou minerais deve atingir 30% da IDR (ingestão diária recomendada) por porção do alimento. É o caso da linha de leites Camponesa, que apresenta enriquecimento de diferentes nutrientes. O leite em pó integral instantâneo é enriquecido com vitamina A, que desempenha papel importante na visão, desenvolvimento ósseo e processo imunológico, e D, essencial para o metabolismo mineral. O leite em pó desnatado também é enriquecido com essas vitaminas, além do ferro, essencial no transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue, e cálcio, responsáveis pela construção e manutenção de dentes e ossos e coagulação sanguínea. Os leites longa vida integral, semidesnatado e baixa lactose também são enriquecidos com vitamina A e D, além da vitamina C, um potente antioxidante para nosso organismo. O desnatado desta linha é enriquecido com vitaminas A, D e cálcio. Esse enriquecimento garante um produto nutritivo, trazendo todos esses benefícios para a saúde do consumidor.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: ,