Alimentação pré e pós treino

30/06/2014

Alimentar-se bem é sempre muito importante em qualquer momento, circunstância e horário. Mas, para os praticantes de atividade física, uma alimentação equilibrada passa a ser ainda mais fundamental, principalmente nos períodos de pré e pós treino. A má alimentação pode comprometer significativamente o desempenho do desportista. Uma alimentação completa e adequada é fundamental para garantir resultados positivos e evitar problemas como lesões e baixa imunidade.

Antes de praticar atividade física, o indivíduo deve estar suprido de nutrientes que serão utilizados naquele treino. A qualidade, quantidade e tipo de alimento dependerão da modalidade esportiva, intensidade, objetivo, composição física e de quanto tempo antes do treino aquela pessoa irá se alimentar.

De maneira geral, antes do treino é necessário que o desportista esteja suprido de carboidratos, para dar energia, e de aminoácidos, para manutenção de massa magra. Boas opções de alimentos para estes momentos podem ser frutas, mel, sucos e leite (neste caso o zero lactose pode ser melhor, pela fácil digestão) ou suplementos de carboidratos e aminoácidos de absorção rápida. Depois do treino o nutriente mais essencial é a proteína, responsável pela recuperação muscular, e muitas vezes é bom que seja acompanhada de carboidratos para potencializar essa recuperação. Quanto mais rápida a absorção desta proteína, melhor. Por isso a whey protein é tão utilizada nestes momentos, pois a proteína do soro do leite é a de mais rápida absorção encontrada na suplementação. Para os que não querem utilizar suplementos, o próprio leite, que a contem naturalmente, é a melhor opção, e também pode ser acompanhado de frutas ou até mesmo um achocolatado de qualidade, caso o objetivo não seja emagrecimento, e sim apenas a recuperação muscular, pois o carboidrato contido nele ajudará na reposição de energia.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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