Água: fundamental para nossa saúde

18/11/2013

Substância mais abundante no nosso organismo, a água constitui cerca de 60 a 70% do nosso peso corporal. É ela a responsável por transportar nutrientes, eliminar substâncias tóxicas, manter a temperatura corporal adequada, favorecer o bom funcionamento intestinal, e participar de praticamente todas as funções vitais do nosso corpo.

Uma pessoa saudável deve consumir, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, mas essa recomendação pode variar de acordo com fatores individuais , como peso, idade, sexo, temperatura ambiente e níveis de atividade física.

A melhor forma de consumir essa quantidade de água é ingerir a própria água pura, mas alguns alimentos como frutas, verduras , sucos e o leite podem nos ajudar a atingir essa recomendação. Essa reposição diária de água se deve à perda gerada pelos nossos rins na forma de urina, pela pele na forma de evaporação do suor, pulmões em razão da nossa respiração e ainda pelo trato gastrointestinal.

Por estarmos sempre eliminando água por esses mecanismos, é importante uma ingestão fracionada. Não devemos esperar ter sede para ingerir líquidos, pois a sensação de sede já indica um estágio adiantado de desidratação, que pode gerar também olhos fundos, boca e pele secas, dor de cabeça, sonolência, cansaço e aumento da frequência cardíaca.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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