Açaí deve ou não fazer parte de uma dieta balanceada?

19/05/2014

Há muitos anos presente na alimentação da população da região norte, de uns anos para cá, o açaí tem ganhado milhões de adeptos em todo o Brasil. Famoso por ser um alimento saudável porém calórico, muitas pessoas questionam se o açaí deve ou não fazer parte do cardápio de quem procura uma alimentação equilibrada.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e gorduras do bem! Apresenta, ainda, um alto teor de ferro, magnésio, cálcio e é lotado de antioxidantes. Seu consumo pode ser capaz de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares , colesterol e triglicérides. Porém, essas propriedades são preservadas na fruta ou na polpa da fruta.

pura, o que é muito difícil de ser encontrado fora da região norte. Aquela delícia de creme que costumamos comer é feito através deste fruto processado e congelado, o que já perde algumas propriedades benéficas. Para obter aquele sabor docinho do creme, é utilizado xarope de guaraná, alimento muito rico em açúcar e, conseqüentemente, bastante calórico. Como se não bastasse, é difícil pedir o creme puro, não é mesmo? Aí vai ainda cheio de adicionais: banana, granola, leite em pó., caldas de frutas, mel, e cada dia inventam novos acompanhamentos para este delicioso creme. E seu valor calórico aumenta ainda mais. Então, para quem gosta, o segredo é a moderação na quantidade e o cuidado com a qualidade e os excessos de adicionais.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

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