A importância de se alimentar nos intervalos corretos

24/02/2014

Você já deve ter ouvido falar que devemos nos alimentar de três em três horas, independente do nosso objetivo, não é mesmo? É a mais pura verdade. Independente se uma pessoa quer perder ou ganhar peso, ganhar massa ou regular alguma patologia, este é o tempo médio que o nosso corpo necessita para receber um alimento, digeri-lo, metabolizá-lo e utilizá-lo para diferentes funções no organismo, de acordo com sua composição.

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, é comum sentirmos sintomas como dor de cabeça, indisposição, tonturas, etc. Além disso, períodos prolongados de inanição, aumentarão nossa fome, fazendo com que a tendência de comermos mais e com menos qualidade na próxima refeição, seja maior. Estes pequenos intervalos são ainda muito eficazes para acelerar o metabolismo, já que, cada vez que comemos, nosso corpo precisa gastar energia para realizar o processo de digestão.

O intervalo de três horas entre uma refeição e outra é um tempo médio estimado, mas pode variar entre duas a três horas e meia. O mais importante é que os alimentos sejam sempre balanceados e distribuídos em três refeições principais e dois a quatro lanches intermediários. A composição desses lanches e refeições também é variável de acordo com as necessidades individuais de cada um.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923

Tags: , ,