A alimentação saudável na gestação!

30/03/2017

Durante a gravidez, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados já que estão relacionados diretamente com o desenvolvimento do bebê. O primeiro trimestre é a fase de formação do feto e durante os segundo e terceiro trimestres acontecem o crescimento e ganho de peso da criança, por isso, uma alimentação equilibrada é de extrema importância para a oferta adequada de nutrientes. Os alimentos essenciais durante toda a gestação são leites e derivados, por serem fontes de cálcio e contribuírem para a saúde óssea.A carne vermelha, leguminosas (feijão, lentilha) e vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula) vão proporcionar o ferro e o ácido fólico, nutrientes imprescindíveis para essa fase da mulher. Alguns cuidados devem ser tomados como não ingerir carne, peixes e ovos crus, como também, hortaliças cruas mal higienizadas, já que podem contem micro-organismos prejudiciais à saúde, comprometendo o desenvolvimento do bebê.Nesse período a mulher deve evitar bebida alcoólica,cafeína (chá preto, chá mate, chá verde, refrigerantes), já que esses alimentos são estimulantes do sistema nervoso do bebê. O mais importante da alimentação na gravidez está na moderação e na variedade, então evite excessos e busque variar os alimentos sempre que for possível. Assim você garante uma gestação saudável e um parto tranquilo.

Izabela Píramo Rossi
CRN9 – 15485