Certificação ISO 14001
A Norma ABNT ISO 14001, que segue regras internacionais, tem como objetivo principal garantir o cumprimento de requisitos de gestão ambiental e boas práticas de produção, para que a empresa atenda as suas necessidades socioeconômicas em conformidade com lei e em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.
Certificação FSSC 22000
A norma FSSC 22000 (Certificação de Sistema de Segurança Alimentar) estabelece os requisitos para a produção e colocação no mercado de produtos e alimentos que são seguros para os consumidores. A norma FSSC 22000 integra ISO 22000:2018 e ISO/TS 22002-1, é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI).
O projeto de logística reversa da Embaré, desenvolvido em parceria com a Cleantech Polen, tem como objetivo diminuir os impactos ambientais gerados pelas embalagens e mitigar a emissão de Carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Após o consumo, as embalagens que foram colocadas no mercado pela Embaré são recolhidas e destinadas para novas cadeias produtivas, fomentando a Economia Circular a partir do investimento e desenvolvimento de diversos operadores de reciclagem espalhados pelo Brasil. Acesse nosso relatório de sustentabilidade e confira mais detalhes dessa iniciativa. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
O programa de reciclagem de resíduos industriais tem como objetivo oferecer adequada destinação aos resíduos, reduzindo ao máximo o impacto ambiental. Tecnicamente, ele consiste em reaproveitar, reciclar ou aterrar os resíduos gerados pela empresa. Essa conduta demonstra o comprometimento com a responsabilidade ambiental e sistema de gestão NBR ISO 14001.
A Embaré investiu na estrutura física da Central de Resíduos, beneficiando a coleta seletiva, armazenamento e destinação dos resíduos. Mais de 90% de resíduos sólidos gerados são reciclados, sendo que mais de 400 toneladas de material reciclável são doadas à Ascalp – Associação de Catadores de Lagoa da Prata. O restante do resíduo não reciclável é enviado para empresas especializadas no tratamento desses materiais. Dessa forma, a empresa garante a destinação correta de todos os resíduos que produz.
A ETEI foi construída em 1997 e teve a sua capacidade ampliada em 2008. Em 2016 a estação passou por melhorias significativas na tecnologia dos processos de tratamento, com o objetivo de aperfeiçoar a eficiência do sistema, melhorar a qualidade da água lançada no corpo receptor e produzir biofertilizante a partir dos resíduos sólidos. Os efluentes são submetidos a um tratamento físico e biológico em lagoas anaeróbias e lagoas de estabilização. Já tratada e analisada em laboratório exclusivo, a água é lançada no corpo receptor.
No projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) desenvolvido pela Embaré, parte do biogás − composto principalmente de metano, gerado na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) − é conduzido a um gerador e, a partir de sua combustão, é transformado em energia elétrica, utilizada para a manutenção da ETEI; a outra parte retorna para a fábrica e é utilizada como combustível para a geração de vapor na caldeira. A queima do biogás proporciona a eliminação de 600 toneladas mensais de biomassa, contribuindo para a redução do efeito estufa e engajando na política de utilização de fontes renováveis de energia.
A Embaré possui, desde 2014, uma caldeira de biomassa em sua fábrica. Ela ocupa uma área de 1.615m² e tem capacidade de produção de vapor superior à soma da capacidade das três caldeiras anteriores. Os gases provenientes da queima de biomassa são isentos de substâncias compostas de metais pesados; além disso, a caldeira dispõe de recursos de segurança ainda mais avançados, controlados eletronicamente, com abafadores de ruídos e isolamento térmico e acústico, impedindo que calor e ruído interfiram no ambiente interno e externo da fábrica.
A Embaré realiza o monitoramento periódico das emissões gasosas das chaminés das caldeiras, garantindo os níveis de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio muito abaixo dos limites requeridos pela legislação brasileira.
A Embaré desenvolveu um sistema para recuperação da água evaporada no processo de concentração e secagem de leite. O sistema é equipado com condutivímetros e válvulas automáticas que direcionam a água para processos que necessitam de água de baixa dureza. Esse sistema proporciona a diminuição da captação de água em poços artesianos e reduz a utilização de produtos químicos para tratamento da água, reduzindo também o impacto ao meio ambiente. Outro compromisso da Embaré é com o uso racional dos recursos hídricos. Na produção de leite, a empresa consome apenas 1,4 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, como instalação de medidor de nível na baia de recepção de leite e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.
A Embaré possui um projeto para recuperação de 80% da água condensada dos pontos de consumo de vapor. A água recuperada é utilizada nas caldeiras na temperatura de 80°C, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo o consumo de água potável.
A Embaré faz uma seleção rigorosa dos fornecedores das embalagens. Todos que fornecem a embalagem de papel possuem a certificação FSC e passam por auditorias anuais, realizadas pela área do Sistema de Gestão Integrada. Além disso, os produtos cartonados da marca Camponesa também possuem tanto a tampinha quanto o plástico que compõe as camadas protetoras da embalagem provenientes da cana-de-açúcar. O chamado “plástico verde”, polietileno produzido a partir do etanol, é uma fonte de matéria-prima renovável. Mesmo não sendo biodegradável, o material é mais vantajoso para o meio ambiente do que o plástico convencional derivado do petróleo. Isso porque ele reduz a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, causadores do aquecimento global.
A Alvoar Lácteos, indústria brasileira especializada em produtos lácteos e de confeitaria, presente no mercado interno e externo, estabeleceu e mantém uma política integrada, se comprometendo com a saúde e segurança das pessoas, proteção ao meio ambiente e segurança dos alimentos.
Atender às expectativas dos clientes e consumidores, entregando produtos seguros, acessíveis e de qualidade;
Levar os colaboradores à conscientização quanto a práticas que contribuam para reduzir o impacto ambiental em suas atividades, garantindo a qualidade, segurança dos alimentos e preservando a saúde e segurança de todos;
Valorizar o bom relacionamento com as partes interessadas, conciliando expectativas, cumprindo os compromissos assumidos, protegendo o meio ambiente, prevenindo a poluição e gerenciando os riscos existentes nos ambientes de trabalho;
Otimizar os processos, buscando a melhoria contínua no Sistema de Gestão Integrada, aprimorando o desempenho ambiental, a qualidade, a segurança dos alimentos e promovendo a saúde e segurança no trabalho;
Atender aos requisitos legais e normas aplicáveis, atuando de forma sustentável, prevenindo acidentes e doenças para suportar o fortalecimento do ESG;
Repassar aos fornecedores, terceirizados e prestadores de serviços, os procedimentos e requisitos do Sistema de Gestão Integrada.
A Embaré Indústrias Alimentícias S.A. com a produção de produtos lácteos e de confeitaria, tem uma Política Halal estabelecida, disseminada para todos os seus colaboradores e divulgada publicamente através de quadros, site institucional, veículos internos de comunicação e outros veículos que se fazem necessários, dependendo da ocasião.
A Embaré Indústrias Alimentícias S.A., com abrangência em todos os continentes, considera o Sistema de Garantia Halal (SGH), comprometendo-se a:
Honrar os compromissos assumidos no cumprimento dos requisitos estabelecidos no Alcorão Sagrado, na Jurisprudência Islâmica e na legislação pertinente;
Assegurar a compreensão da Política Halal entre os colaboradores;
Liberar recursos necessários para manutenção do SGH, a fim de garantir o status Halal dos produtos certificados;
Assegurar a melhoria contínua dos processos e produtos, buscando aprimorar a qualidade e segurança dos produtos oferecidos ao público muçulmano;
Liderar ações junto aos fornecedores e partes interessadas, conciliando expectativas e compromissos assumidos.
Buscamos contribuir com a qualidade de vida e bem-estar social e gerar um impacto positivo nas comunidades das regiões de onde atuamos. Trabalhamos de forma sustentável através de uma conduta ética, transparente e responsável, multiplicando nosso valores através da tríade: colaboradores, familiares e sociedade.
Doações de Alimentos
Auxiliamos através do Projeto Cultivando o Bem mais de 100 instituições filantrópicas, que possuem iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais, em diversos municípios. Com esse movimento, ajudamos essas organizações a levar esperança aos que necessitam.
Coral da Fundação Embaré
Com suas atividades iniciadas em 2001, o Coral da Fundação Embaré inclui entre os participantes colaboradores da empresa, seus familiares e membros da comunidade.
Centro Cultural Hilde Schmidt
Criado para atender às demandas culturais da empresa, palestras, shows, concertos e exibição de filmes, o centro Cultural Hilde Schmidt também cedido à comunidade, é um espaço para a realização dos eventos de segmentos populares e governamentais do município.
Associação Recreativa dos Colaboradores da Embaré – ARCE
Entre os projetos que beneficiam os colaboradores da Embaré, o de maior destaque, é a Associação Recreativa dos Colaboradores da Embaré – ARCE, fundada em 1982. A concretização deste projeto sócio esportivo proporciona aos colaboradores da Embaré e seus familiares um local de confraternização e práticas esportivas.
Melhoramento Contínuo da Qualidade do Leite
Para auxiliar o produtor no melhoramento contínuo do seu produto, a Embaré disponibiliza visitas técnicas de capacitação e orientação, com consultores altamente capacitados que auxiliam na implementação de processos e manejos para garantir bem-estar, saúde animal e qualidade do leite.
Projeto Educampo
O Educampo é um projeto inovador que tem beneficiado milhares de produtores, por meio de ações planejadas que tornam a pecuária leiteira cada vez mais eficiente e rentável. Desenvolvido em parceria com o SEBRAE/MG, ele tem o objetivo de levar capacitação técnica e gerencial para nossos parceiros. O projeto proporciona ao produtor uma visão empresarial de seu negócio, com foco nos resultados econômicos.
Fazenda Modelo
A Embaré, em parceria com a QCONZ – América Latina (multinacional neozelandesa, líder mundial em projetos e consultoria para o setor de lácteos), desenvolveu um Programa de Boas Práticas Agropecuárias, que envolve: bem-estar animal, gestão, infraestrutura e qualidade do leite.
O programa possui ferramentas simples e métodos que são facilmente aplicados nas fazendas.
Os produtores parceiros que participam do projeto recebem acompanhamento mediante visita e diagnóstico, e são orientados a utilizar o sistema de boas práticas de agropecuária na fazenda e melhorar o nível de qualidade em todas as etapas da produção.
O sistema de gestão, implementado de forma eficaz, tem como objetivo tornar os processos empregados mais sustentáveis e eficientes, colocando a fazendo no caminho de padronização e qualidade.
Programa Compra de Insumos
A Embaré apoia seus produtores rurais, buscando no mercado as melhores oportunidades para compra de alimentos para a produção. Tudo para oferecer melhores condições de compra e maximização dos lucros, repassando aos fornecedores os insumos a preço de custo, além de disponibilizar e viabilizar a adoção de técnicas e estratégias de estocagem dos itens adquiridos.
São disponibilizados diversos insumos, que vão dos fertilizantes para produção de volumoso e grãos aos concentrados utilizados na formulação de dietas.
Uma oportunidade para que o pequeno produtor tenha o mesmo poder de compra de um grande produtor.
Projeto Mais Genética
A Embaré, em parceria com seus produtores rurais, idealizou o Projeto Mais Genética. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar o melhoramento genético dos rebanhos dos seus parceiros, por meio da técnica de Transferência de Embriões de FIV (Fertilização in Vitro) em Tempo Fixo.
Essa tecnologia permite identificar e usar animais mais qualificados para a reprodução, garantindo o nascimento de bezerras com alto valor genético e o melhoramento genético do rebanho com assertividade.
Por meio desses instrumentos de melhoramento genético, os produtores podem melhorar a produtividade do seu rebanho, agregando valor à sua produção e com bom retorno econômico na atividade leiteira.
Leilões
A Embaré realiza leilões de animais. A iniciativa tem como objetivo fazer o elo entre o produtor que tem excedente de animais e o produtor que tem demanda.
Na oportunidade, o produtor pode adquirir os animais em até 10 vezes sem juros, e todos os animais adquiridos produzem leite antes da primeira parcela. Sendo assim, é possível que a própria produção ajude a pagar a compra realizada.
Esta prática é vantajosa para o produtor tanto em relação aos preços mais competitivos quanto à otimização de tempo na procura por novos animais.
SAC: 0800 709 4969
E-mail: [email protected]
SAC: 0800 709 4969
E-mail: [email protected]
Assessoria de Imprensa:
WEDOPR
Isabelle Vieira
[email protected]