Iniciativa Pioneira

Atenta aos avanços tecnológicos e às perspectivas de mercado (o pagamento por teor de sólidos), a Embaré deu um passo à frente e lançou em dezembro de 2008 o Projeto Mais Sólidos, um projeto pioneiro que utiliza uma das mais modernas técnicas da reprodução animal, a Fertilização In Vitro (FIV) e a Transferência de Embrião em Tempo Fixo (TETF). O Brasil é referência na utilização desta biotecnologia, principalmente pelos ótimos resultados alcançados nas raças Gir e Girolando. De acordo com o relatório anual da Sociedade Internacional de Transferência de Embrião (IETS), publicado em 2004, o país foi responsável por aproximadamente 52% de todos os embriões transferidos em todo o mundo.

Durante a criação do projeto foi realizado uma pesquisa junto aos fornecedores da empresa, onde foi questionado qual a raça ou cruzamento mais desejado e mais adaptado à sua região. O cruzamento 3⁄4 holandês/gir foi o mais cobiçado pelos produtores e a princípio o projeto trabalhava apenas com este cruzamento. Após algumas transferências houve a demanda de embriões 1⁄2 sangue holandês/gir, e este cruzamento também começou a ser trabalhado. Recentemente, além do 3⁄4 e 1⁄2 sangue, são transferidos também embriões da raça Holandesa PO.

Iniciativa Pioneira - Embaré

As primeiras novilhas comprovam a qualidade do cruzamento e da genética utilizada pela Embaré. Sítio Bonanza, Lagoa da Prata

A adesão dos fornecedores ao projeto aconteceu aos poucos, principalmente por ser um projeto pioneiro. Foi a partir dos primeiros nascimentos que se intensificou a procura em enviar receptoras para a Fazenda Jacaré. Desde o início do projeto até hoje são mais de 80 fornecedores beneficiados, com mais de 2.400 transferências realizadas e 950 receptoras entregues gestantes de embrião sexado de fêmea.

Em março de 2012 começaram os partos das primeiras novilhas produtos da Fertilização In Vitro (FIV) do Projeto Mais Sólidos. Surpreendendo todas as expectativas, os resultados obtidos até o momento comprovam a qualidade do cruzamento e da genética utilizada pela Embaré em parceria com o Cenatte Embriões.